13 janeiro 2009

POSITIVO e NEGATIVO... Atraem-se?

Após uma exaustiva pesquisa sobre o tema, a equipa TVM marinhense decidiu falar sobre algo mais sério (não pode ser sempre sobre SEXO!!) - os opostos será que se atraem, tal e qual como refere a lei da Física?
“Segundo uma teoria de Carl Jung, todas as qualidades com que sonhamos fazem parte da nossa mente, mas de formas distintas: as coisas que conseguimos expressar fazem parte do chamado "real self", a personalidade como ela é; e tudo o que desejamos pertence ao "ideal self", ou seja, àquilo que desejaríamos ser.
Os psicólogos explicam este sentimento contraditório da seguinte forma: quando alguém se apaixona, não procura apenas os traços com os quais se identifica, mas também os que complementam. Por exemplo, se se é muito rígido, pode-se admirar a descontracção do outro. É como se apropriasse dessa qualidade cuja ausência incomoda quem não a possui.”
Na nossa opinião, o facto de sermos diferentes, em certos aspectos, não impede uma relação de dar certo...Certos aspectos em nós são completados por quem amamos e é isso que nos faz mais felizes! Existem certos casos em que as diferenças são notórias e não têm como função completar um ao outro…Mas, sinceramente, pensamos que por vezes as pessoas não têm muita paciência para tentar descobrir quem têm ao seu lado e a solução mais fácil é terminar (não querendo generalizar nada)!

A NATUREZA, NA SUA PERFEIÇÃO, É FEITA DE OPOSTOS.

TUDO É FEITO DE DOIS LADOS QUE SE COMPLETAM: BOM/MAU, PRETO/BRANCO, ÁGUA/FOGO, NORTE/SUL, VIDA/MORTE,...

NOTA: No entanto, há o reverso da moeda: existem igualmente casos em que os casais são tão idênticos nos seus gostos e nas suas personalidades que os torna cúmplices e os aproxima ainda mais!
Qual a opinião dos telespectadores da TVM? Concordam? Contem-nos as vossas experiências...
REPORTAGEM: Cátia & Miranda

27 comentários:

José Marau disse...

Bem, caso para dizer.. IAUCH! Neste preciso momento apresentam a debate um assunto destes.. logo este assunto..
Antes de mais, Parabéns, mais uma Peça com muita Qualidade!
Achei muito interessante essa teoria; não tinha conhecimento. Quanto à vossa opinião, concordo plenamente convosco e acrescento que de uma forma geral as coisas resultam entre Opostos numa Fase Inicial. No entanto, quando as coisas ficam mais sérias e a convivência aumenta, essas diferenças podem ser um problema.
Mas no meu entender, quando há Amor, sejam quais forem as diferenças, Tudo se resolve!
Bjs para as Repórteres do meu Orgulho

Anónimo disse...

Bom dia Sr. Director

Antes de mais quero agradecer a sua confiança em nós! Muito obrigada por nos deixar utilizar o seu espaço de antena!
:)

Pois é, mudámos um pouco de assunto. A verdade é que já estamos a ficar sem ideias sobre o tema Sexo, e às vezes sabe bem variar um pouco!! Não quer dizer que a nossa próxima reportagem não possa ser novamente sobre sexo... mas até lá... enjoy this one!!

Esperemos que os nossos amados telespectadores adiram ao novo tema!

Em relação ao titulo propriamente dito, penso que nós somos como o que acontece com a matéria da física: os opostos atraem-se! Contudo, concordo com o que disseste, Marau, "quando as coisas ficam mais sérias e a convivência aumenta, essas diferenças podem ser um problema." E também concordo com a questão das semelhanças entre os individuos do casal criar uma tal cumplicidade que os restantes casais (sendo "opostos") poderão nunca vir a ter!!

Ai... que confusão! Mas acho que dá para entender... não?!
:)
Espero não ter baralhado ninguém... ehehehe

Anónimo disse...

Sem quaisquer pretensões deixem-me comentar com a minha experiência; sou casado há 8 anos e "felizmente" sou bem diferente da minha companheira (isto soa a união de facto). Concordo com a teoria da complementaridade. Aliás o sexo é isso mesmo; o sexo nos seres vivos pretende, por si, o apuramento dos melhores genes a partir o cruzamento com outros diferentes; por isso a natureza tende a rejeitar uniões entre seres geneticamente iguais (nos animais é igual). Os seres vivos que não recorrem ao sexo, como as amibas, não evoluem (mas também não morrem) e mantêm exactamente iguais as suas características, não evoluindo, portanto. A Amor é, quanto a mim, uma forma de expressão disso mesmo; unirmo-nos a alguém diferente, que nos complemente e nos ature (se fosse igual consegui-lo-ia?) e nos faça ser melhor; e vice-versa. Curioso é o facto de os nossos filhos, aqui e ali, mostrarem isso mesmo; as nossas características (do casal) mas na versão melhorada, que nos faz sorrir e pensar que a natureza é de facto algo muito bem feito.
Quanto aos opostos; tenho algumas dúvidas pois não considero que haja apenas preto ou branco, yin ou yang, e há mais nos sentimentos para lá da electricidade. Acho que pessoas muito diferentes podem amar-se ou não. O que define exactamente alguém ser o oposto da outra? Alto – baixo? Gordo – magro? Egoísta – Altruísta? Extrovertido – introvertido? Agressivo – passivo? Conheço muitos casais há muito tempo juntos e (aparentemente) felizes que são opostos há muitos anos. Acho sim que quando são demasiado parecidos têm alguma dificuldade em tolerar-se Egoísta – Egoísta? Extrovertido – Extrovertido? Agressivo – Agressivo...

Anónimo disse...

Alô malta TVM

Eu e a minha Maria somos totalmente diferentes: ela é mais tímida e introvertida do que eu, eu gosto de bola, ela de novelas. Sou um nabo na cozinha, ela um ás. Mas também temos muita coisa em comum e que adoramos fazê-lo em conjunto: adoramos SEXO selvagem, ir a concertos e viajar e conhecer as aldeias mais recônditas do nosso Portugal (e depois fazer sexo nas ruas mais escondidas e escuras das mesmas... eheheh.... cá está um dos nossos novos fetiches que descobrimos recentemente).

Eu acho k os opostos atraem-se mesmo... no entanto, concordo com a malta que diz que a cumplicidade também surge quando alguém tem os mesmos gostos que nós! E isso também dá a harmonia que um casal precisa.

Lá está - é preciso de tudo um pouco para a relação funcionar: a expressão culinária que a minha Maria adora dizer e que acho k encaixa aqui na perfeição - Q.B.


Abraços à malta!
Também gosto destes assuntos, meninas... mas tenho saudades de algo que apimente aqui a TV Marau... Vá lá, não desanimem! Se quiserem, posso sugerir alguns temas e vocês logo apimentam a história!!

FORÇA, AMIGUINHAS!

José Marau disse...

Miranda não necessitas fazer esse tipo de agradecimentos, pois tu já és da casa desde há muito!
E não; foste extremamente clara! ;)
Emanimal, é uma outra e curiosa forma de ver as coisas.. E qd falas em IGUAIS, creio que as relações tornam-se mais fáceis de alimentar quando os feitios são igualmente fáceis.. No lado contrário (os casos que referes) uma relação deste tipo será mais complicada que entre 2 Opostos.
Manel, é só quereres.. e poderás ser um Colaborador Tv Marau.. fica aqui endereçado o convite. :)

Anónimo disse...

Não percebo como o "Manel" – um garanhão que tem tanto e tão bom sexo como clama - tem uma necessidade em "querer apimentar" um tema com algum interesse.
Ò Manel; há já por aí tanta página porno.javardolas.con que não vejo necessidade em reduzir esta ao tema.

Anónimo disse...

Há opostos e opostos, quando conhecemos alguem que em algumas coisas é oposta a nós ate suportamos, isto se o relacionamento é o estarmos em contacto uns dias ou umas noites, mas se esse tempo é alargado a um convivio mais extensível tipo "casamento" ai é q vamos ver se os opostos se atraem ou não. No meu caso foi isso que aconteceu, conheci a minha ainda actual esposa á cerca de 3 anos ela tinha algumas coisas diferentes de mim logo pensei q me completava, mas os nossos encontros eram esporádicos, apos uns meses fomos viver juntos, e passados outros meses casámos, quando começou o relacionamento mais intenso como casal, foi quando os opostos se começaram a chocar, e desde á 2 anos atras que estes opostos nao conhecem uma aproximação mas sim um afastamento pq os opostos sao mesmo opostos, tipo, gostar de viajar/nao gostar de viajar, gostar de uns certos programas de tv/nao gostar, gostar de ir a restaurante/nao gostar de restaurante, gostar de sair com os amigos nao gostar, gostar de um tipo de musica /odiar esse tipo de musica, etc, entao meus amigos acham mesmo q os opostos se atraem? os opostos levam a discussões as discussoes a zangas e as zangas aos finalmentes.

Anónimo disse...

Amigo Marau a sua frase "Mas no meu entender, quando há Amor, sejam quais forem as diferenças, Tudo se resolve!" sera que tem sempre pernas para andar e quanto tempo durara esse amor se as diferenças forem constantes?

José Marau disse...

Amigo Tó, não sendo o Amor uma ciência exacta e estando eu longe de ser um expert na matéria, tenho convicção absoluta que com as 2 partes a 100 em termos de Amor e com igual grau de compreensão de parte a parte, a coisa pode dar certo.
Mas repito, estou longe de me considerar um especialista na matéria..

Anónimo disse...

Meninos e meninas TVM:

Na minha humilde opinião e experiência pessoal, acho que os opostos atraem-se mas como já algumas pessoas aqui referenciaram - e bem - ao fim de um tempo (permanente, do género 24h/dia) de convivência, a própria oposição torna-se insuportável, por mais que ames a pessoa em si.

Parece que à posteriori só consegues ver os defeitos dessa pessoa e o dito Amor fica lá bemmmm atrás... e tudo o que a pessoa faça, parece que tudo te irrita!

É a minha opinião... é a minha experiência! Não quer dizer que não hajam excepções como tudo na vida!

Por isso, é que agora não quero nem preciso de nenhuma relação. Estou bem assim e sinto-me bem, independente... sem ter que dar satisfações a alguém!

LIVE LIFE! ;)

Anónimo disse...

Acho que "gostar de viajar/nao gostar de viajar, gostar de uns certos programas de tv/nao gostar, gostar de ir a restaurante/nao gostar de restaurante, gostar de sair com os amigos nao gostar, gostar de um tipo de musica /odiar esse tipo de musica", tem mais que ver com o facto de não se conhecer verdadeiramente a pessoa do que propriamente "ser-se oposto a".

Como dizia o Rui Veloso "Não se ama alguém que não ouve a mesma canção".

José Marau disse...

Marta, as tuas palavras "Parece que à posteriori..." lidas neste momento presente.. fazem estremecer uma Estação de Tv!!
Iauch..
Mas diz-me, se amarares mesmo o teu parceiro isso não é suficiente para tolerar essas diferenças?

Anónimo disse...

Como isto vai... grande movimentação!! Estou a gostar :)

Emanimal, quando dizes tal e qual como o Rui Veloso, "não se ama alguém que não ouve a mesma canção", tens toda a razão!!

Eu tenho mais que uma musica que eu e meu companheiro amamos!!!
:)
E quando as ouvimos parece k viajamos no tempo e nos lembramos de algo em especial que aquela dita música nos marcou... essa é a grande parecência que temos em comum e que nos liga a 100% (ou mais).

Foi através da música que nos conhecemos... e descobrimos coisas maravilhosas sobre nós (através dela).
:)

José Marau disse...

Marta houve aqui uma colega que me respondeu à questão q te coloquei.. Cada caso é um caso.. Cada diferença é uma diferença... ok, tb é verdade.. não consigo contrapor.

Viagens Lacoste disse...

Como diria o grande Júlio Machado Vaz "o amor é eterno enquanto dura"

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Marau disse...

Amigo Tó, como sempre...
Vá, faça favor substituir a palavra.. troque o "od" por "usid" por exemplo
:)

Anónimo disse...

Meu amigo apenas estou a nomear o nome de um livro, nada demais. http://blog.uncovering.org/archives/2006/01/o_amor_e_fodido_1.html
Senssura na tvm??, aqui deixo algumas palavras desse mesmo livro:
"Nascemos todos com vontade de amar. Ser amado é secundário. Prejudica o amor que muitas vezes o antecede. Um amor não pode pertencer a duas pessoas, por muito que o queiramos. Cada um tem o amor que tem, fora dele. É esse afastamento que nos magoa, que nos põe doidos, sempre à procura do eco que não vem. Os que vêm são bem-vindos, às vezes, mas não são os que queremos. Quando somos honestos, ou estamos apaixonados, é apenas um que se pretende.
Tenho a certeza que não se pode ter o que se ama. Ser amado não corresponde jamais ao amor que temos, porque não nos pertence. Por isso escrevemos romances - porque ninguém acredita neles, excepto quem os escreve.
Viver é outra coisa. Amar e ser amado distrai-nos irremediavelmente. O amor apouca-se e perde-se quando quando se dá aos dias e às pessoas. Traduz-se e deixa ser o que é. Só na solidão permanece..."

José Marau disse...

caro amigo, para uma resposta destas já valeu a pena ter-te apagado o comment!! LOL
Sim, eu sei que é um nome de um livro; não conhecia essas palavras.. contudo, no meu estado actual não tenho discernimento para as analisar...

Viagens Lacoste disse...

Oh Tó "aqui deixo algumas palavras desse mesmo livro"
Isso é quase o livro todo eheh.
1 abraço
PS: Parabéns às meninas pela reportagem que na minha resposta anterior não mencionei.

Luis Ferreira disse...

Amigo Marau , aconselho-te a leres 2 livros de um autor português , um pouco mais velho que nós, chamado Manuel Jorge Marmelo , são "fininhos" e leêm-se numa penada.
"As mulheres deviam vir com livro de instruçoes" e "O amor é para os parvos".
Os titulos não são para se levar à letra...

José Marau disse...

Mestre Luis, creio ser uma boa altura para tal. Gracias pela sugestão.

Anónimo disse...

O Amor é para ser vivido dia após dia... não queiram absorvê-lo de uma só vez ou serão engolidos pelo excesso de amar que poderá ser até doentio.
Deixem os vossos companheiros respirar, dêem-lhes espaço, sejam vocês mesmo e AMEM... AMEM MUITO mas sem desconfiança, sem rancores nem ciúmes doentios.

Sejam para os vossos companheiros aquilo que vocês querem para vós mesmos!

AMEM até morrer... a vida é bastante curta!

José Marau disse...

Amiga Miranda, há 5 anos que não faço outra coisa...
:)

Anónimo disse...

Eu acho que os opostos atraem-se e em simultâneo complementam-se.

Tenho como experiência própria isso: desde os mais pequenos detalhes do dia-a-dia até aos ideais. Consigo chegar sempre a um concenso com a minha namorada. Umas vezes fazemos como ela quer e das outras como eu quero... e somos felizes assim!

Anónimo disse...

De certa forma concordo um bocado com todos vocês. Uns falam das experiências pessoais, outros opinam sobre o que acham que deve ser. Mas no fundo, o negativo/positivo, o yin/yang, só têm uma longa duração quando existe confiança e respeito. Não existindo estas duas palavrinhas dificilmente as coisas resultam, e os problemas começam a minar o equilíbrio natural das coisas. A Solução para isto, é até bastante simples, manter o equilíbrio, sem ficar desequilibrado.

José Marau disse...

Anónimo, concordo em absoluto quando dizes "confiança e respeito!".
Tal como dizes, sem essas 2 palavras é quase impossível haver bases sólidas para uma longa duração.