15 setembro 2009

I N C R Í V E L !!!!!!!!!!

O refeitório social de Faro que fornece mais de meio milhar de refeições diárias aos mais pobres, foi encerrado recentemente pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), mas a Santa Casa da Misericórdia lamenta o facto.
«Atenção, lamentamos informar que por encerramento da ASAE, este refeitório social não tem possibilidade de servir refeições durante um período indeterminado», é possível ler na porta do refeitório social da Santa Casa da Misericórdia na Baixa de Faro
O provedor da Santa Casa da Misericórdia em Faro, Candeias Neto, explica que a cozinha havia sido alvo de uma «desbaratização um dia antes da visita da ASAE ter encontrado algumas baratas mortas no chão» e ter dado ordem de encerramento, segundo relata a agência Lusa.
«Numa casa com mais de 400 anos de existência é natural que apareçam nos esgotos problemas com baratas e por essa razão, os responsáveis fazem de tempos a tempos uma acção de limpeza de desbaratização», explicou.
Fonte: IOL

8 comentários:

Unknown disse...

Aqui há vários elementos que entram em jogo: um refeitório social, baratas, pessoas sem condições económicas e sociais e ASAE. Mas outros locais conhecidíssimos em Faro também foram fechados como O seu café, Café Coreto, etc. E suponho que no resto de Portugal também. Comentam que ASAE é muito estrita e que por parvoíces podem mandar fechar um estabelecimento. Duvido muito que tenham fechado porque viram duas baratas quando a desbaratização foi feita o dia anterior. Há outros motivos!
Acho muito bem que fechem quando descobrem que o estabelecimento não reúne as condições de higiene necessárias, como é a existência de baratas, visto que estas são um dos principais transmissores de doenças ao ser humano, se entram em contacto com os utensílios da cozinha ou os alimentos. E se vemos uma, quer dizer que há 500 mais escondidas.
As baratas relacionam-se com a falta de limpeza e pelo que sei podem aparecer também em sítios onde a limpeza é exaustiva. Também é verdade que os edifícios antigos são mais propensos ao aparecimento destes animais, mas não serve como escusa.
Eu por acaso conheço uma pessoa de ASAE e mais de uma vez comentou que se víssemos as cozinhas de certos hotéis de 5 estrelas e de certos restaurantes com categoria, ninguém comia lá. Eu prefiro não pensar em como é feita a manipulação de alimentos em mercados, supermercados, restaurantes, etc.

José Marau disse...

Foram encontradas baratas mortas porque tinha havido uma desbareterização uns dias antes. A questão aqui é que este não é um estabelecimento normal e que servia 600 refeições por dia a pessoas no limiar da pobreza!
Essa preocupação imensa neste caso com a saúde das pessoas, vai fazer com que muitas delas irão estar a vasculhar caixotes do lixo neste momento!
Acho muito bem que haja rigor e inspecção aos estabelecimentos, mas neste caso acho um Absurdo!!

Mim disse...

É impressionante...

Fala-se de assuntos sérios e cadê os 89 comentários??

tss tss

José Marau disse...

Grande verdade cara Mim.

Viagens Lacoste disse...

Na Tailândia vi dezenas de baratas em pauzinhos de espetadas, e aquilo vendia-se que era uma maravilha. Não provei "por acaso". Mas comi umas coisas estranhas em Singapura embebidas em mel que tornaria a comer, fosse o que fosse estava morto :)
Caro director eu fazia anos nesse dia e não fiz reportagem :)))

José Marau disse...

Até pode ser; podes ter tirado folga nesse dia, mas também não esqueço que no Dia de Natal fizeste reportagem, bem como na noite de Passagem de Ano!!
Muito Brio Profissional!! :)

Estrunfina disse...

Onde trabalho é uma terra de calor! E como tal também há baratas. E sabem que mais, também vão fazer debaratização periodicamente e no dia seguinte: Há baratas meio mortas ou mortas (que tentaram fugir ao triste destino) perto das zonas de esgotos ou canos.
Importa referir que sitio onde eu trabalho também serve muitas refeições e é bastante limpo!
Espero que tenha sido outro motivo que tenha levado a encerrar o refeitório, senão já estou como tu meu amigo...Que absurdo!

José Marau disse...

Exacto Estrunfina, quando há uma desbaratização há sempre baratas mortas, que, gostei desta rua parte, "que tentaram fugir ao seu triste destino"..