17 fevereiro 2010

Digestão e o Banho

Crescemos a ouvir o mito de que só podemos tomar banho após a digestão feita, isto é 2 ou 3 horas; ou então que caso o banho seja tomado após a refeição, que o seja até aos próximos 30 minutos seguintes. Contudo, tenho um casal (ambos enfermeiros) amigo meu que não liga minimamente a essas histórias.. até agora ainda continuam vivos! Existe por aí alguém que consiga trazer um esclarecimento definitivo a este ponto?

10 comentários:

Vitor disse...

Pelo que li algures, o problema acontece existe um choque térmico, especialmente se combinado com exercício físico. Isso pode levar à paragem da digestão.

Luis Ferreira disse...

sim , é mais por aí...pela temperatura. O nosso corpo também sofre alteração de temperatura quando fazemos a digestão. Mas nada como alguem do mundo da medicina para opinar.

Litmanen disse...

nao tem a ver com a temperatura directamente mas a temp pode influenciar devido a circulacao sanguinea...

o que acontece e que para ser feita a digestao e necessario grande trabalho do coracao e sangue oxigenado em abundancia e levado ao estomago, pelo que se qq exercicio foi feito durante a digestao vai fazer com que o estomago nao possa fazer seu trab como deve ser e pode parar a digestao.. o mesmo se passa com nadar, e ate mesmo com simples duche que devido contacto da agua com pele faz com que seja dada ordem de irrigacao dessa area e consequetemente mais uma vez o estomago seja posto de lado...

Penso eu de que, isto e pela logica mas nao sou medico...

Alias isso e coisa de tuga, se o organismo foi treinado nao tem qualquer problema, agora p quem esta habituado dormir sesta apos almoco, se ao inves disso foi correr uns Km, vao ver as tonturas que vai causar ou ate mesmo desmaiao..

Nuvem disse...

eu não sei, mas eu jantava e depois ia treinar pólo, ou almoçava e a seguir treinava natação... e ainda cá estou.
penso que tem mais a ver com estares quente e entrares de repente em água gelada... mas não sei

beijos

José Marau disse...

Já tinha ouvido essa referência e parece não haver dúvidas, que choque térmico será o verdadeiro real problema.

Dias as Cores disse...

... o problema é também dos pais, que na praia, com os seus rebentos, têm de ouvir de 5 em 5 minutos a pergunta: "Já posso ir tomar banho?"...!

Viagens Lacoste disse...

A explicação do Litmanen vai ao encontro do que me foi explicado na faculdade. Sendo o meu curso de Desporto debati este tema algumas vezes.
O choque térmico pode provocar uma deslocação do sangue onde está a fazer falta naquela altura (estômago) e fazer a paragem da digestão.
Outro mito é o pensar que se morre de paragem de digestão. Não se morre, o organismo desliga em modo de segurança como se tratasse de um computador. Embora as consequências provocadas por esse encerrar em modo de segurança possam ser fatais como por exemplo numa praia que a pessoa afoga-se ou em casa onde a queda pode provocar ferimentos fatais.
Eu sei a teoria mas faço as minhas 3 horas por questões psicológicas, se for ao banho antes das 3 horas não vou descansado. O mito tomou conta de mim.

José Marau disse...

O mito tomou conta de ti.. LOL.. Pois, tenho um pouco mais sorte, pois o meu mito sempre foi de 2h.. actualmente já o estendi para 1.30h.

Lenan disse...

Em miúda era massacrada com isso.
Agora respeito quando estou na praia ou quando tenho uma refeição mais pesada que o habitual, precisamente pelo que foi aqui dito sobre o choque térmico.

Mazi disse...

Nunca respeitei... Mas os 2 problemas graves são o choque térmico ou excesso de actividade fisica (nadar) e depois pronto, a malta fica a boiar 1 hora de barriga pra baixo a dar de comer aos lagostins...