11 abril 2008

TV AMBIENTE: Energias alternativas V

BIOMASSA: O termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados quer como combustível ou para produção deste. Excluem-se assim os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural). A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos tal como a combustão de material orgânico, como restos agrícolas. As vantagens são o baixo custo e o facto de ser renovável enquanto se mantiver o elemento produtor. O sistema permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente do que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
A queima de biomassa liberta dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto tinha sido anteriormente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 acaba por ser nulo.
»» In Focus

Sem comentários: