25 outubro 2007

LAZER TV: Agenda Galiano #4

ARTE, IMAGEM E NATUREZA NO GERÊS
Nos próximos dias 2 a 4 de Novembro realiza-se a 6ª Edição do Workshop de Fotografia de Natureza O Outono no Gerês, pelo fotógrafo José Romão. O curso destina-se a todos os que, já tendo conhecimentos básicos de fotografia, desejem aprender a executar muitas das técnicas da Fotografia de Natureza. As 26 horas de aulas consistem essencialmente de prática em vários locais da Peneda-Gerês, demonstrações ao vivo, projecção de dia-positivos e alguma teoria. Inscrições em milcores.pt.

ENCONTROS
Entre
dia 1 e dia 11 de Novembro, Festival Temps D’Images iniciativa do Canal Arte e de La Ferme du Buisson. Cultura em rede, um lugar de desenvolvimento do trabalho criativo das diferentes artes performativas, em diferentes palcos, cruzando artistas e produtores. Dança, Teatro, Música, mas também Cinema e Artes Plásticas, cruzam-se em experimentação e descoberta. Vá a www.tempsdimages-portugal.com para conhecer toda a programação.

O UNIVERSO
A Galeria Fernando Santos, no Porto, apresenta até meados de Novembro, duas exposições. A obra recente, pintura e escultura de Pedro Cabrita Reis onde ele volta ao seu tema caro “O Universo” mas explorando novas formas e técnicas, e a mostra “Saturno” instalação e vídeo de Miguel Leal, fundador da Virose (grupo de artistas de media) e que agora apresenta duas séries de trabalhos recentes a que se chama “micro-arquitecturas” e “carrosséis saturninos”.

CINEMA
DocLisboa 2007
O doclisboa é o único festival de cinema em Portugal exclusivamente dedicado ao documentário. Em 2006, na sua quarta edição, o doclisboa apostou na capitalização do renovado interesse dos espectadores portugueses pelo documentário e conseguiu trazer às salas da Culturgest um público muito numeroso e entusiasta. Os bilhetes já estão à venda nas bilheteiras da Culturgest, Cinema Londres e Cinema São Jorge.
O Escafandro e a Borboleta
Um filme de Julian Schnabel. No dia 8 de Dezembro de 1995, um acidente vascular cerebral coloca o editor da revista Elle Francesa num coma profundo. Quando recupera todas as suas funções motoras estão deterioradas, ficando impedido de comer, falar, e até respirar sem assistência. Neste corpo inerte apenas um olho tem vida. Assim, ele dita aos visitantes as letras do alfabeto que formam palavras, frases, páginas inteiras de um livro: O Escafandro e a Borboleta. Filme adaptado de uma história verídica, ganhou prémio no Festival de Cannes.
A Estranha em Mim
Jodie Foster
gosta de interpretar mulheres determinadas e destemidas. Neste novo trabalho do cineasta irlandês, Neil Jordan, a actriz é uma mulher ávida por vingar a morte do amor da sua vida.
GrindHouse: The Planet Terror
De Robert Rodriguez. A 2ª parte de GrindHouse, o filme que juntou Quentin Tarantino e Robert Rodriguez para homenagear os filmes de terror dos anos 70, exibe a fascinação pela cultura trash dessa década. Cheio de cenas exageradas, Planet Terror presta especial atenção à química entre humor, sexo e sangue para contar a história simples de um casal atacado por uma comunidade de zombies canibais.
Land of the Blind
Um filme de Robert Edwards. Sátira politica, passada num país imaginário, onde um escritor opositor do regime totalitarista vigente se encontra preso. Na cadeia torna-se amigo de um guarda a quem confia as suas memórias e que o vai ajudar na sua luta. Contudo, quando a revolução eclode, este prisioneiro toma o poder e a sua atitude muda radicalmente, tornando-se um ditador tão ou mais prepotente que o seu antecessor.

Sem comentários: