29 fevereiro 2008

U2 FANS TV: U2 – Os primeiros tempos XVII

Apesar da recepção desfavorável no Garden of Eden, os U2 provaram ter conseguido popularidade em algumas partes da Irlanda ao ganharem 5 categorias em 79 na Votação dos leitores da Hot Press. Contudo a banda iniciou 80 com o moral por baixo, por não ter assinado com uma editora importante. Em Londres, porém, os U2 tinham um admirador influente em Rob Partridge da Island Records, e ele estava a fazer o que podia para convencer a editora a assinar. Bill Stewart veio então para os ver tocar perante 1000 pessoas no Estádio de Dublin e, impressionado, ofereceu-lhes um contrato para 4 albuns.
By Mark Taylor – Edições Talento
(último episódio in Tv Marau em 22Fev08)

28 fevereiro 2008

Um pequeno lapso na A22...

Depois de um belo FS no Algarve, apesar do mau tempo anunciado, eis o momento do regresso.. Caía já a noite naquele dia de domingo. Fizemos uma paragem na A22, uma habitual ida ao local de estágio frequente que encontramos nas Auto-estradas que dá pelo nome de WC. Quando estava a lavar as mãos reparo que 2 tipos que vinham também para a WC entram na porta ao lado. Aquilo fez-me confusão; será que havia duas casas de banho? Que estranho numa Estação de Serviço como aquela haver 2 WC.. olho para o boneco da minha porta e a vejo um desenho de uma... Senhora!! Tinha acabado de ir à casa de banho das Senhoras! Eheh!

TV AMBIENTE: Energias alternativas II

ENERGIA DAS ONDAS: As ondas que se formam no mar podem viajar centenas de kms com poucas ou nenhumas perdas de energia. A costa Oeste da Europa é particularmente adequada a este tipo de exploração, uma vez que a amplitude das ondas e a energia correspondente poderão proporcionar até 290 GW.
Existem diversas tecnologias para aproveitar a energia das marés, dividindo-se estas em 3 categorias que variam com a proximidade da costa (shoreline, near-shore e offshore).
»» In Focus

26 fevereiro 2008

Marau e o seu grito do Ipiranga!

Pois é, está quase! Sair de casa dos papás é algo novo para mim, algo nunca antes realizado em (esta) televisão! Confesso, o entusiasmo é elevado e a expectativa bem alta, pois não deixa de ser uma grande mudança na vida de um gajo! Adeus comodismo de chegar a casa e ter o jantar a cair no prato bem quentinho; adeus roupinha lavada; adeus Magnífico Sofá e mantinha...
Por outro lado, Bem vindo Sossego, Bem vindo “1 Km do trabalho”, Bem vindo Chefe de Culinária Marau, Bem vindo Privacidade!
Os meus amigos, lembram-se do início da vossa independência? Têm histórias para partilhar aqui com o Director para preparar-me para o que aí vem? Eu da minha parte, até ao momento, o que estou a notar é problemas em dormir.. hoje só consegui dormir às... 6.30h :(

25 fevereiro 2008

SOCIETY TV: Mulheres e o tabaco

Eterna discussão aqui no meu local de trabalho. Ao contrário de alguns, que apresentam estatísticas e tudo mais, defendo que neste país, sobretudo em Lisboa e Porto, as mulheres fumam mais que os homens. Não há restaurante onde eu vá, em que não se confirme esta ideia. Pelo menos a comer, são elas quem menos consideração tem pelos outros. Alguém sustenta a minha ideia?

22 fevereiro 2008

Falta 1 semana...

Pois é, agora não há volta a dar.. falta 1 semana!! Parte de mim ainda grita: “Eu quero a minha mãeeeeeee!!!” Eheh

21 fevereiro 2008

U2 FANS TV: U2 – Os primeiros tempos XVI

Alguns anos após, Bono diria “Quando os U2 começaram, as únicas bandas que faziam algum dinheiro na Irlanda eram as showbands, que tocavam músicas de terceiros. É claro que houve tempos quando só havia uma estação de televisão irlandesa – em que as pessoas não sabiam como eram Gerry e os Pacemakers, e viam uns tipos vestidos de vermelho e com sorrisos improvisados e julgavam que eram Gerry e os Pacemakers. Essa era a tradição, e os U2 revoltaram-se contra isso.” mas ainda iria demorar uns tempos até a banda ganhar adeptos para a sua causa.
By Mark Taylor – Edições Talento
(último episódio in Tv Marau em 01Fev08)

U2 FANS TV: U2 – Os primeiros tempos XV

Por essa altura os U2 começavam a perceber que para terem sucesso tinham de se mudar para Inglaterra. Todavia, estavam decididos a deixar boa impressão no seu país. Com a experiência, deram uma escapadela num domingo à noite a um dancing chamado Garden of Eden Club, numa pequena vila a 100km de Dublin. Bono estava decidido: saltou para o palco, gritou “Boa noite a todos!” e tentou convencer-se e aos restos dos U2 de que aquela assistência de domingo à noite ficaria excitada com o “Cartoon World” e “Out Of Control”, quando de facto o que queriam ouvir era Tony Stevens balbuciando velhos sucessos. Bono na altura preocupava-se dizendo que as pessoas se iriam desinteressar pela música ao vivo a favor da atmosfera anódina de clubes como o Garden of Eden. “Podem nunca mais ver um amplificador” disse ele. “Nunca mais”.
By Mark Taylor – Edições Talento (último episódio in Tv Marau em 01Fev08)

TV AMBIENTE: Energias alternativas I

ENERGIA GEOTÉRMICA: O planeta Terra é composto por diversas camadas e o núcleo interior encontra-se a uma temperatura de 6000 graus, temperatura que vai diminuindo à medida que nos aproximamos da superfície. Quando chove, a água infiltra-se no subsolo, até ser retida por rochas impermeáveis que são aquecidas pelo calor que vem do interior.
A água acaba por se evaporar formando bolsas (reservatórios geotérmicos) que podem atingir temperaturas de 400º. Este vapor pode escapar-se por falhas na crosta, normalmente sob a forma de géiseres, ou através de perfurações artificiais, e qualquer uma delas pode ser alvo de aproveitamento geotérmico.
»» In Focus

20 fevereiro 2008

TV INSÓLITO: Mortes Bizarras I

O melhor ciclista português e um dos maiores do Mundo (vencedor da mítica etapa de Alpe D´Huez no Tour de France, e duas vezes 3.º classificado na prova), morreu em 1984 na Volta ao Algarve, depois de atropelar um cão e bater com a cabeça na queda. Ainda se levantou e chegou à meta, mas foi para o hospital em coma e morreu 10 dias depois devido ao traumatismo craniano.
»» In Fhm

18 fevereiro 2008

ÚLTIMA HORA – Marau e o seu 1.º acidente de viação..

Pois é, é uma sorte andar na estrada.. Só acontece a quem anda por lá.. e hoje calhou-me a mim :( Felizmente, a vítima apenas ficou atordoada... senti-me mal e ainda tenho a consciência um pouco pesada.
Hoje de manhã saio de casa bem cedo, pelo trajecto actual na estrada escura da Lagoa Azul ía tranquilo a pensar em absolutamente nada, quando eis que de repente, aparece-me algo vindo do nada! Grande porrada! A minha parte da frente direita, com a imponência própria de um Pólo, tinha acabado de atropelar um... pássaro!!!!
:)
O pássaro, creio, apenas ficou combalido! Enfim.. a fazer lembrar aquela cena do Seinfeld, em que George a conduzir, atropela 2 pombos!! Ehehe

08 fevereiro 2008

TV GOLO: Selecções... tanto jogo!!

Após a qualificação (Sofrida) da nossa Selecção para o Europeu e continuação de más exibições desta vez frente à poderosa Itália, coloco-vos a seguinte questão: Porque é que não existem várias Divisões Europeias de Qualificação? Porque é que haveremos de estar a ver jogos contra Luxemburgos e afins? Sei que após as dificuldades que a nossa Selecção teve perante este tipo de equipas parece ridículo estar aqui a sugerir algo deste tipo, mas é tudo uma questão de falta de motivação. Falta de motivação dos nossos jogadores e do público! Enfim.. venha o Europeu, onde motivação será coisa que não faltará!

07 fevereiro 2008

TV GRAMÁTICA: Erros no português IV

Diz-se “Assessor” e não “acessor”. Assessor não tem nada a ver com acesso. Exemplo: Trabalhou como assessor da Direcção.
Diz-se “Beneficência” e não “beneficiência”. Diz-se “Carácter” e não “caracter”. Diz-se “Com certeza” e não “concerteza”. Diz-se “Inclusive” e não “inclusivé”.
Diz-se “O grama” e não “a grama”. Exemplo: Perdi duzentos gramas.
Diz-se “Rubrica” e não “rúbrica”. Exemplos: Teve de fazer uma rubrica no documento; gosto da rubrica Sexappeal tv da Tv Marau.

06 fevereiro 2008

THE OTHERS: AS FUGAS!

Bem, caríssimos espectadores da TvMarau, cabe-me hoje ter o prazer de com vocês partilhar mais uma crónica neste canal já indispensável para que não tenhamos de...FUGIR de Portugal!

Mas vamos começar com o menos extraordinário (ou talvez não): na nossa Liga Record, quem vai a liderar não é uma cobra, mas sim duas SNAKE: a 15 e a 13. Apesar de ter os MOTORES DA BOLA a funcionar, não chega para sair da terceiro lugar, e evitar a FUGA desse animal para o topo da tabela classificativa. Da equipa do director deste canal nem vale a pena falar, pois para quem almejava a glória, apenas lhe resta conformar-se que, de facto...mais vale dedicar-se a tempo inteiro na condução da TvMarau, do que ver a sua equipa a FUGIR para os lugares menos gloriosos (epá...gloriosos faz-me lembrar o SLB, cujo presidente terá dito há 2 semanas que o Benfica iria entrar num novo ciclo de vitórias, mas depois de ganhar em Guimarães, empatou em casa com o Nacional. Se calhar as declarações não terão passado de uma FUGA de informação menos credível..se calhar à imagem de quem as proferiu ).

Como curiosidade, e à data em que escrevo esta crónica, a nossa venerada Lúcia, outrora líder da tabela, terá deixado FUGIR a fé que depositou nas primeiras jornada, pois..conseguiu 0 (zero!) pontos na última jornada. Olhando para baixo, conclui-se que não vale a pena ser Mágico em Braga, vender Pipocas (ainda por cima a 2), e muito menos ser o rei da selva, pois mesmo a voar, o Leão só consegue é dar uma FUGA..pra baixo de todas as equipas.

Quanto à Liga-Record, resta-me deixar o aviso: até à próxima 6ª feira, aproveitem para fazer as substituições que julguem necessárias afim de não deixar FUGIR o comboio da Liga TvMarau. Agora umas breves curiosidades..

Em Lisboa e arredores, ultimamente têm acontecido coisas extraordinárias: primeiro foi o prédio em Setúbal, que devido a uma FUGA de gás, explodiu literalmente com vários apartamentos. Já a semana passada, vimos os Telejornais quase todos (excepção feita a este canal, é claro) a serem interrompidos por causa de um cheiro esquisito que pairava na capital. Epá..se fosse uma FUGA de gás butano, como faziam querer crer, provavelmente um gajo que tivesse na zona e saísse do café para acender o seu cigarro teria motivos válidos para não dizer apenas mal da ASAE.. Vai-se a ver: era um frasco com excremento! Dada a época carnavalesca, até seria normal que o cheiro FUGISSE para outras zonas que não Lisboa, pois a venda de peidos engarrafados aumenta significativamente nesta altura do ano. Mas isso não merece interesse nenhum para interromper telejornais: o que importa é que cheire bem, cheire a Lisboa!


Quem também FUGIU de sítio foi o novo aeroporto da capital: da OTA para Alcochete! "Jamé" pensávamos que tal fosse possível, mas depois de muitos estudos e FUGAS de informação...foi "porreiro, pá!". Resta saber se com esta alteração, o penteado do
Paulo Bento vai continuar imaculado, ou se aquilo está sempre risca-ao-meio e oleoso devido à poluição expelida pelos aviões. Entretanto..o Sporting deixou FUGIR o 3º lugar para o Guimarães, com o Porto a distanciar-se cada vez mais da concorrência (?), deixando a sensação de FUGA para a vitória esta época.

E pronto, caros espectadores, resta-me fazer referência à FUGA mais recente no panorama nacional: os peitinhos da Floribella. Numa revista masculina numa banca perto de si, podem comprovar que as mamocas FOGEM nitidamente do soutien da menina que diz não ter nada, mas "tenho tenho tudo!" Pois..depois de ver as fotografias, quem somos nós para a contrariar! :-)

Um grande bem-haja a todos, e já sabem: FUJAM de tudo, mas não deixem de sintonizar este canal que se afirma cada vez mais como uma FUGA saudável ao panorama cinzento da comunicação social deste cantinho à beira-mar plantado chamado Portugal.
Beijinhos e abraços
Marco Marques

04 fevereiro 2008

TV MEMÓRIA: Fio Dental vs Cuecão

02 de Novembro de 2006, 63 comentários! Peça de estreia da Dupla Cátia&Miranda, foi uma entrada com o pé direito nestas lides jornalísticas!
Recorde caro telespectador aqui mesmo


01 fevereiro 2008

TV GRAMÁTICA: Erros no português III

Acabei por fazer tudo à última Da hora. “Última hora” é a expressão correcta e não a versão que se ouve na linguagem popular com “da”.
Estou a ligar-lhe DESDE Madrid. É totalmente errado usar-se desde com este sentido. Diz-se “de” Madrid.
O problema vai ser resolvido A NÍVEL de empresa. A mania de usar a expressão infeliz “a nível de” atravessa todas as áreas. Na frase em questão, “na” ou “pela” empresa são mais exactos e elegantes.

U2 FANS TV: U2 – Os primeiros tempos XIV

Mas embora os U2 estivessem de novo a tocar para as pequenas audiências (deram um show lendário no Hope and Anchor, um pub em Islington, a norte de Londres, com somente 9 pessoas a assistir), Bono estava mais determinado do que nunca a comunicar emocionalmente com aqueles que se tinham incomodado em aparecer. Bastava que uma só pessoa na audiência não fosse excitada pelos U2 para ele sentir que a banda tinha falhado.
O mais frustrante para o cantor na cena musical de Londres era que cada banda tinha de ser classificada por género – rock, punk, mod, ska, heavy metal, rockabilly. Todos tinham de ser etiquetados, pertencer a um género. Os U2 nunca se tinham encaixado – e não iriam começar agora. “Londres está estrangulada por etiquetas”, disse Bono irritado na 1.ª entrevista dos U2 à imprensa de rock inglesa.
By Mark Taylor – Edições Talento
(último episódio in Tv Marau em 25Jan08)