20 dezembro 2007

PAST TV: Motorização verde

Em 19Nov07 promoveu-se aqui à discussão os automóveis híbridos. Agora é a vez de falar nos automóveis a hidrogénio, uma outra forma de combustível alternativa ao petróleo, mas ainda bem distante de um lançamento em força no mercado. O seu lançamento em condições normais de comercialização está previsto para um prazo entre a 10 e 20 anos. O hidrogénio tem o potencial de eliminar totalmente o uso de petróleo e reduzir drasticamente a emissão de gases com efeito de estufa.
A Honda, Toyota e a BMW parecem estar na dianteira, mas existem muitas dificuldades. Ninguém quer investir em estações de abastecimento de hidrogénio por não haver carros à volta delas em número que as justifiquem, mas, por outro lado, ninguém irá comprar um automóvel a hidrogénio se não o puder abastecer facilmente.
Refira-se ainda que por cada quilo de hidrogénio usado produz 9l de água, um perigo potencial de criação de gelo nas estradas. Para além disso, o hidrogénio é altamente inflamável, o que preocupa muitos automobilistas quando transportam cilindros de hidrogénio.
Ai, ai, isto não está fácil pessoal. Outros acreditam que os biocombustíveis (como o etanol produzido a partir do trigo) são a solução; outros, por seu turno, referem que os novos carros a diesel são os mais amigos do ambiente. Posto isto, não sei.. não sei mesmo. Que dizem os meus caros telespectadores?

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto não está nada fácil, o petróleo a aumentar assim que começaram a falar que podia acabar subiu em flecha e toca quase nos 100 USD, o hidrogénio está longe e não se sabe se é fiavel. Resta para já o bio-diesel mas não há bela sem senão, não sei se fazem compras mas se fazem notaram de certeza o aumento do preço do leite nos últimos tempos. Que terá o leite a ver com o petróleo?Não, os carros não vão andar a leite senao parece que ia ouvir assim "epa o meu carro anda a leite magro o meu anda a gordo mas dá 200 e ainda, o meu anda a natas".
A relação está no uso de cereais para produzir bio-diesel o que encareceu e muito o preço do almoço das vaquinhas que por sua vez nos dão o leite mais caro.
Vai levar algum tempo a estabilizar porque se por um lado há as cotas de produção de leite impostas por Bruxelas (esses malucos) por outro há a falta do mesmo que pode levar a que muita gente aumente produção com vista a suprimir essa lacuna e a equilibrar o processo da oferta e da procura.

José Marau disse...

LOL LOL Esses comentários sobre o leite... "o meu anda a Natas!"
É verdade, atesto isso que dizes.. no Brasil devido ao Etanol, os cereais sofreram um considerável aumento!
Martins, brilhante análise, como já vem sendo normal no meu ilustre Sócio!
Aquele abraço