07 outubro 2008

SOCIETY TV: Desertificação do Interior!

É cada vez mais gritante a deslocação dos habitantes do interior para o Litoral. Os Governos passam, mas ninguém consegue inverter a tendência! É um assunto que me preocupa, confesso. Ter um país em que só na faixa costeira é que há (relativa) qualidade de vida é realmente preocupante. Costumo falar nisso e apresentar a solução.. Universidades no interior. Tal facto provocaria o aparecimento de cafés, restaurantes, locais de alojamento, lojas e por aí em adiante. Quem diz universidades, diz fábricas (que estariam mais perto da Europa para casos de exportação) e incentivos a produções várias. Sei que estou longe de ser especialista, mas será assim tão complicado? Ou teremos que assistir a esta fuga conformados? Apenas vejo da parte dos governos incentivos fiscais que na maioria dos casos não leva a lado nenhum!

12 comentários:

Anónimo disse...

Eu sinceramente acho que não há mesmo volta a dar. Por mais que se faça isto ou aquilo.. não há solução. :( Bjs

Anónimo disse...

100% DE ACORDO COM O SR. MARAU, MAS COMO É Q SE VAI CRIAR FABRICAS NO INTERIOR SE A TODO MOMENTO SE ESTAO A FECHAR AS POUCAS QUE AINDA EXISTEM POR LÁ, E A ABRIR EM OUTROS PONTOS DA EUROPA, É ESSA A POLITICA DO NOSSO PAIS DESDE Á MUITO ANOS ATRAS. AS CONSEQUENCIAS VIRÃO A SEU TEMPO E AI DEPOIS TENTA-SE MUDAR O Q JA NAO VAI SER POSSIVEL MUDAR. MAS ENFIM É O PAIS Q TEMOS. NASCI NO INTERIOR DO PAIS E SEMPRE Q POSSO DOU UM SALTO LA PARA CARREGAR BATERIAS, E É MUITO TRISTE CADA VEZ NOTO LÁ AS PESSOAS SEM TRABALHO DEVIDO AO ENCERRAMENTO DE FABRICAS E A SAIREM DA CIDADE A CAMINHO DA CAPITAL, Á PROCURA DE EMPREGO E DAS UNIVERSIDADES, DEPOIS DO CURSO FEITO JA NAO QUEREM VOLTAR Á TÉRRINHA

José Marau disse...

Infelizmente não consigo negar.. cada vez mais estão a abrir fábricas em outros pontos da Europa.. mas o q eu salientei em 1.º lugar, as faculdades, creio que é algo que teria pernas para andar. Mas na boa verdade, não era por abrir 4 ou 5 que as coisas se resolviam! :( Ok, agora fiquei (mais) deprimido!

Anónimo disse...

Não se resolve. É impossível!

José Marau disse...

ÚLTIMA HORA: BCE baixa os juros de 4,25 para 3,75!!!
Ok, já não estou assim tão deprimido!! :)

Viagens Lacoste disse...

Vai chegar o ponto de saturação das cidades e nessa altura dar-se-à o êxodo urbano contrapondo o êxodo rural do século XX. Em relação à ultima hora do Marau, o senhor Trichet vai ter que baixar ainda mais porque está a chegar ao ponto de ruptura e com o petróleo mais baixo será mais fácil controlar a inflação, inflação essa que é o terror do senhor Trichet daí ele não baixar as taxas. Meio ponto de descida mostra preocupação da parte dele, ou seja, não deve vir aí boa coisa.
Mas a pergunta que realmente preocupa os portugueses neste momento é, "mas o Ronaldo joga Sábado contra a Suécia ou não?"

José Marau disse...

LOL!! LOL! Agora é que tocaste na ferida.. Ronaldo joga sábado ou não?!
:)
Questão interessante Martins.. Já se diz muita vez que a Terra e a Água estarão na origem das guerras do futuro..
E quanto aos juros, meu amigo, deixa-me saborear este breve momento.. já são muitos meses a ver a taxa subir, subir, subir..

Anónimo disse...

Apesar das fábricas terem viabilidade nas zonas interiores, elas morrem depressa por vários motivos, mas para mim o principal é a mentalidade empresarial que impera no nosso País. Os nossos empresários pretendem obter o lucro de forma rápida e galopante. São uns golpistas, claro, com as devidas excepções.
No entanto aqui para a minha zona a desertificação está a ser colamatada com a vinda dos que outrora abandonaram as casas dos pais, alegando que era uma "Parvónia" de gente atrasada e mal formada. Agora quereis vê-los a recuperar as casinhas e a cultivar a horta. Sim meus amigos é da terra que tudo vem e a fome está instalada e muitos terrenos feitos mato num tempo breve vão voltar a ter vida.
As Univesidades e Politécnicos são, sem dúvida, um bom motor de dinamização. Vejamos todo o distrito de Viseu e a evolução que teve com a expansão do Politécnico, ESE, Católica e Piaget e as escolas profissionais e estou a lembrar-me da de Torredeita.
Eu acredito que tudo está e vai continuar a mudar.
Beijinhos e desculpe Sr Director o texto XL

Anónimo disse...

O Ronaldo agora só joga com a cabeça....:)

José Marau disse...

Ângela é isso tb.. grande parte dos nossos empresários deixa muito a desejar!! O seu lema é ganhar tostões a todo o custo; o que interessa é encher os bolsos.
Qt ao texto XL, aqui há liberdade nesse campo é total.. vai do XS ao XXXL!! :)
Bjs**

Anónimo disse...

Neste caso o meu membro mais potente é a dedoca.... Daí o XL. Continuo a ler as tuas pesquisas laterais....
bjs

José Marau disse...

Ângela folgo em saber tal facto; Essa coluna é actualizada semanalmente aos domingos! Bjs*