16 novembro 2010

Porque se diz… (5)

ERRO CRASSO. Significado: Erro grosseiro. Origem: Na Roma Antiga, o poder dos generais era tripartido. O primeiro triunvirato de sempre era composto por Caio Júlio, Pompeu e Crasso. Foi dada uma simples missão a este último: atacar os Partos, um pequeno e aparentemente, inofensivo povo. Crasso descurou qualquer estratégia e o resultado foi a derrota.

5 comentários:

Toferu2 disse...

Informação sempre ao serviço da comunidade,:)

Follower disse...

Xiii, um assunto que não é Bola, fixe! :)

José Marau disse...

Falas bem Sr.Toferu! Não falas assim tão bem cara Follower.. muito injusto de sua parte.. este canal apenas se debruçou mais sobre a "bola" em virtude de um sempre apetecível Porto-Benfica e de um mau começo do Benfica, que levou a que o país mergulhasse nesta crise que está à vista!
:)

Dias as Cores disse...

... e depois?
Pode ter sido despedido, mas pelo menos ficou na história!

Anónimo disse...

Caro Director, aqui ficam umas pequenas observações: 1º O poder em Roma não era tripartido pelos generais. Houve dois triunviratos e o último terminou com aclamação de Octaviano (Augusto) como princeps (imperador). 2º Caio Júlio, é mais conhecido como Júlio César (Caius Iulius Caesar). 3º Pompeu e não Rompeu.
Os três senhores, César, Pompeu e Crasso, formaram uma aliança que lhes foi conveniente durante algum tempo.
De facto, Crasso achou que poderia derrotar facilmente os Partos,mas acabou por morrer na batalha, erro crasso do "dito cujo".
Só a título de curiosidade, este triunvirato termina com a ascensão de César que foi foi proclamado ditador vitalício. Só não foi "mais vitalício" porque foi assassinado pouco tempo depois!