29 setembro 2008

PAST TV: Utopia ateniense

Curiosidades de um passado distante... Os tribunais de Atenas não tinham juizes nem advogados. Queixosos e réus defendiam as suas causas diante de um júri constituído por concidadãos. O número de jurados variava entre 101 e 1001, conforme a importância da causa. Se o acusado era considerado culpado, o acusador propunha uma pena, mas o réu poderia sugerir uma alternativa. Competia ao júri escolher, não havia recurso.

5 comentários:

Leonor disse...

E eu estava desempregada ;)
Beijuka

José Marau disse...

LOL LOL! Dont worry cara Mlee, foi apenas uma curiosidade.

Anónimo disse...

Devido á incompetência dos actuais juizes acho q se deveria voltar ao antigamente, lollll. desde quando se viu pessoas serem alvejadas dentro de esquadras da psp e depois o agressôr sair em liberdade com termo de identidade e residencia, entre outros casos semelhantes acontecidos nos ultimos tempos em portugal.

José Marau disse...

Mas será culpa dos juízes? Ou das leis que estão em vigor? Aponto mais para este último ponto, pois um juiz, à partida, limita-se a fazer cumprir o que está estipulado na lei.

Anónimo disse...

E o juiz está cada vez mais limitado nas suas actuações. Tem-se constatado que o executivo está constantemente a tentar diminuir o poder dos juizes. Daí acontecer com maior frequuência aquilo que o Tofer escreveu.
É o que temos meus caros. paga-se bem caro as maiorias absolutas, sejam de que cor forem.