27 julho 2009

On fire..

Na semana passada, como habitualmente, em mais 1 dia de trabalho, deixo o carro em frente ao Casino. Naquele dia, como no regresso ía comprar óleo para o carro e tinha um talão de desconto, deixei-o no banco do pendura para me lembrar.
Saí cedo e cheguei depois ao carro pelas 19.30h. Foi um dia em que os termómetros chegaram quase aos 35º.. olhei e com grande espanto.. vi um papel quase preto.. mais uns graus e acho que o dito papel teria ardido! Nunca tinha visto nada assim! Iauch! Ía-me “queimando”!

26 julho 2009

Memorável Medieval em Óbidos

Dia 16 de Julho, encontro de trabalho do Staff TVM na Feira Medieval de Óbidos, que, de trabalho, teve muito pouco..



As aventuras dos 3 estarolas na época medieval (THE DARK AGE, ihihihi)!
Viajámos ao passado, na máquina do tempo TVM (sim! O canal televisivo mais conhecido que a TV Barroso, possui uma reliquia destas para podermos fazer os nossos encontros na época que mais desejarmos no momento).
A nossa ida à era medieval tornou-se num encontro místico e cheio de magia. O convívio foi delicioso, no meio de conversa animada, tivemos contacto com seres do outro mundo: desde demónios, diabinhas, leprosos, elfos, duendes, bruxas,... Até conhecemos uma bruxinha muito simpática que nos leu a sina (um grande bem-haja à bruxa Miriam)!!
A noite foi fabulosa ao som da música de outros tempos, a dança foi intensa e alegre e todos participiram nesta orgia musical. Os sons das gaitas-de-foles, dos violinos, dos pífaros de madeira, os tambores que troavam pela noite dentro... Sim!, foi intenso, alucinante, delirante,... sem mais palavras para o descrever!

Para o ano há mais!
Estão todos convidados a aparecer!"
:D

REPÓRTER: Miranda

25 julho 2009

Praga_Viena – Dia 9

E voilá.. estava no final a Epopeia! Era altura de fazer a mala; check out às 11h. Às 10.30h já estava na Recepção e iria lá deixar a bagagem até às 18h, pois o avião só partia pelas 22.30h. Assim deu para aproveitar mais 1 dia.
Passagem na ilha do Danúbio, onde se viam ínumeras tendas e palcos. Talvez tenha perdido algo especial. Bom, não adianta chorar sobre o leite derramado. Apanhei de imediato um eléctrico para o Prater, extenso Parque verde de kms e mais kms, onde muita persnona faz exercício e claro, onde está o Estádio onde o Benfica perdeu aquela final da Taça dos Campeões em 1988 e que me fez na altura ir para a cama às 20.30h cheio de tristeza. LOL
Local ideal para se situar um estádio. Parecido com o Jamor, mas não tem nada a ver, pois é um parque 30 vezes maior.
Depois de almoço, algo esquecido, a Ala lateral do Palácio de Hofburg; ía deixando de fora uma peça importante do puzzle.
Entretanto, e como em todos os finais de tarde, lá apareceu a chuva e assim não houve dúvidas quanto ao que fazer.. apanhar eléctricos cujas rotas ainda não conhecia! E pronto, ficava feita a história!
Voltei ao hotel buscar a mala à hora marcada e estranhamente, estavam 5 t-shirts em cima dela; a minha pessoa tinha-se esquecido delas no quarto! LOL LOL.
Foi partir para o aeroporto e (após conversas com a Sra. do Hotel no dia anterior) confirmar o que já esperava.. o avião não iria partir às 22.30h e o atraso era incerto.
Tempo para ir para o café acabar os meus relatos ao som de Michael Jackson que tocava na rádio vezes sem conta e olhar para um avião lá fora.. O meu iria partir pelas 02.30h. Cheguei a Lisboa pelas 5h. Começou aí o 1.º dia do resto da minha vida.

23 julho 2009

Praga_Viena – Dia 8 (II)

Bom, após o palácio, completamente exausto, pelas 16h, só pensava numa coisa além do almoço.. ir almoçar e fazer 1h de lanza nos mui sui generis bancos do Museumsquartier, um espaço ao ar livre mt porreiro. Aquilo estava apinhado de people, mas consegui encontrar 1 lugarzinho. Tive 1h deitado! Foi um momento Iauch! E diga-se, acompanhado por Trovoada! eheh.
Pelas 18h, uma vez que estava perto quis passar junto do Burgtheater, um dos mais importantes teatros do mundo germânico, pois já não me recordava se já o tinha visto… Sim, já tinha; mas feliz acaso, do outro lado da estrada era o 1.º dia do Festival de Gastronomia e Cinema ao ar livre. Havia comida por todo o lado. Iamm.. finalmente iria comer 1 bife!! :) Os meus planos para a noite foram assim subitamente alterados. Era para ir ao Festival do Danúbio, onde iriam estar imensas bandas locais; contudo não sei se as pernas lá chegavam.. além de aparentar ser um pouco “trash”.
Como ali iria ser exibido a “La Triviata” em ecran gigante, optei por esta opção. Opera em Viena tem tudo a ver! Será que seria desta que me iria render a esta arte?
A noite foi boa.. incursão por um prato australiano e uma corridinha para um bom lugar. Conheci Laura e o marido, casal americano, que, pasme-se, sabiam que Portugal era um país, sabiam umas palavras em português e ainda.. referiram nomes como Pedro Alvares Cabral e Vasco da Gama!! E pensava o Ronaldo que tinha todo o protagonismo! Ora toma e vai buscar!
Quanto à Ópera em si, não, ainda não foi desta que me rendi. Saí a meio; também não sei se o cansaço ajudou, mas José Marau tentou.
Não sei se o mesmo viria a acontecer no Festival, contudo, não fiquei arrependido.

21 julho 2009

Este ano é que é!!!

Quem me conhece, sabe que eu, ao contrário dos meus comparças benfiquistas, não vem no início de cada época cantar de alto. Contudo, aqui perante milhões, este ano, tendo em conta o que já vi e mesmo depois da derrota por 2-1, venho aqui afirmar ESTE ANO É QUE É!!!
Gosto muito de ver este Benfica! Pressiona o adversário em quase todo o campo, tem as pedras no local certo, tem bons jogadores, nomeadamente centrais de luxo bem acompanhados pelo Maxi Pereira e uma dupla forte na frente.
No meio campo, está a chave das indecisões.. ainda não há médio defensivo à altura e na boa verdade só tenho gostado mesmo é de Fábio Coentrão. Carlos Martins faz lembrar a minha pessoa, joga 10 ou 15 minutos e depois ESTOIRA!
Se Ramires e o Médio comprado ao Real Madrid justificarem o nome de reforços, então será certinho.. Este ano é que é!!!!
Podem guardar este post e mostrar-me em Maio de 2010!! eheh!

20 julho 2009

Praga_Viena – Dia 8 (I)

Hoje, já mais exemplar, às 8h já estava na rua. Cheguei rapidamente e sem hesitações ao Palácio de Belvedere. Se a frente faz uma pessoa ficar espantada, a parte traseira não fica atrás. Mas eu não posso chamar a isto espanto, pois quando chego ao Palácio Schloss Schonbrunn (antiga residência dos Habsburgos), aí sim, caiu o Carmo e a Trindade!!
No início, a já habitual imponência e grandiosidade; contudo à medida que começo a percorrer toda a vasta área.. uma inacreditável sucessão de jardins, com estátuas e fontes por todo o lado aliadas à dimensão fizeram-me ficar em estado Iauch! Nunca tinha visto nada assim. Iauch! Iauch!
Seria impossível ver tudo. Não havia pernas nem tempo. Aliás, quando saí às 16h, estava a cochear! LOL
Impressionante aquele campo aberto com jardins mt trabalhados no centro, estátuas nas laterais de 15 em 15 metros, uma fonte extraordinária lá ao fundo e bem acima num monte (ai que caminhada), uma espécie de Templo de Diana com uma vista para o Palácio e para a cidade.. Meu Deus!!!!
Não tem sido normal andar aqui com descrições, mas este Palácio é qualquer coisa de formidável! Também entrei lá dentro e valeu!! Ficou um statement: é bom conhecer a história dos outros e como eles viviam, mas e a nossa? Já não me lembro da última vez.. quer dizer, por acaso.. há 2 ou 3 anos, no dia dos Museus tive no Museu de Arte Antiga.. Ok José Marau, menos mau!

19 julho 2009

Praga_Viena – Dia 7 (II)

E lá parti.. Yes! Ali estava, a Maravilha.. Karlskirche! Igreja, estilo barroco, com um lago à sua frente.. jardim envolvente e o Museu de história da cidade ao lado. Sendo um aficcionado por história lá entrei. Confirmou-se mais uma vez que estes amigos e os turcos têm histórias de longa data.
Após 30 minutinhos cá fora sentado, a contemplar e a dar autógrafos, rumei a outro ponto, que pelas informações que dispunha, parecia Fantástico, Belvedere.
Mas mal saí de Karlskirche, começou a chover. Tal como no dia anterior, o final de tarde era marcado pelo regresso da chuva. Mesmo assim, segui caminho.. mas qd cheguei ainda chovia. Não havia condições. Resolvi adiar para amanhã.. já era o 2.º adiamento; já quase parecia o torneio de wimbledon qd chovia. Eheh.
Nesta fase era já notório que a ida a Bratislava estava fora de hipótese. Sim Martins, tinhas razão, tive 1 dia a mais em Praga.

18 julho 2009

Qd se mexe na arca...

Praga_Viena – Dia 7 (I)

Complicado levantar hoje.. ai esta falta de disciplina! Só saí pelas 11h! Shame! Voltei a Stephansdom apenas para fotos e filme, devido à falha da câmera no dia anterior. Tarefa efectuado debaixo de um radiante sol. Como o calor era muito resolvi perder 20min e voltar à base para buscar os calções e uma t-shirt.. valeu a pena.
Fui de imediato para a Ópera Nacional, edifício digno de grandes espectáculos! Eu que nunca fui à Ópera, estava com vontade de o fazer.. mas só havia bilhetes à venda cá na rua por uns tipos estranhos de uma forma sofisticada.. naaa.. é melhor não. Ainda lhes perguntei se tinham ingressos para os U2 em Barcelona para me juntar à tropa U2niana que irá lá estar.. um abraço pra vocês!
Era tempo de ir à procura de algo que já buscava desde o 1.º dia: Karlskirche, um local construído como forma de celebrar a vitória sobre a peste! Mas antes, passagem por um mercado de restauração no meio da estrada com uma considerável dimensão e gastronomia de várias nações. Desde vietnamita, chinês, japonês, austríaco, turco, enfim.. local muito castiço! A minha pessoa por questões de tempo e de euros ficou-se apenas por uma sandes de panado, algo muito apreciado por estas bandas.

17 julho 2009

O que fazer quando...

..ontem, na Feira Medieval de Óbidos (Noite Fenomenal!!) me dizem: Você é um Homem Potente, que encara a vida de uma forma optimista e que reage da melhor forma às adversidades que lhe vão aparecendo na vida..
Bom, oh minha Senhora, se você o diz.. eheh

15 julho 2009

Praga_Viena – Dia 6

Acordo com alguma claridade no quarto pelas… 4.30h!! WHAT?! Já é dia a esta hora?! Tinha ficado escuro bem para lá das 21h; estes tipos têm dias maiores que os nossos! Não é assim de espantar que sejam mais produtivos que nós.
Minutos depois está um despertador de um “cuco” a tocar.. e o/a tipo/a não acordava! Raios!!
Curiosamente havia sol pela manhã; depois da recepção do dia anterior com muita chuva.. não deixava de ser um bom sinal! Apanhei o eléctrico para o Centro.. uma zona em que este rapaz de aldeia (que não tinha grandes expectativas para Viena) ficou estupefacto logo à primeira! Foi o Parlamento e toda aquela zona envolvente; o Museum Quarter (Complexo de vários Museus) que é um local fantástico para “sair” da cidade por instantes; os Museus de História Antiga e da História da Arte que são autênticos Mega Palácios… enfim, Grandeza a todos os títulos notável!!!
Após uma sopa (sim, em Viena, ao contrário de Praga, é mt fácil encontrar um local com sopa), veio o monumental Palácio de Hofburg (no fim da Viagem, fruto do que fui descobrindo, este Palácio não era assim tão monumental), a Catedral de Rathaus Platz que eu pensava ser Stephansdom (um dos principais pontos da cidade) e finalmente… Lol.. Stephansdom! Nesta última etapa comecei a ter problemas com a minha máquina nova. Quase fiquei azul! Logo ali e logo com uma máquina comprada há 1 semana atrás!! Não sei o que se passou (ainda ontem em jogo de bola da Copirisco ela falhou).. só sei que, felizmente foi o único dia da epopeia em que tal aconteceu.
Este povo com esta língua.. epá parece que estão sempre zangados uns com os outros! Estava no Banco a trocar as últimas coroas checas e a mulher a falar comigo parecia que estava a gritar “José Marau és o MAIOR!” e eu… “tenha calma minha senhora, tenha calma..” e ela voltava a “José Marau és o MAIOR!”
Sinceramente, só entre nós, já não suporto o alemão! É uma língua irritante! E não é por perceber quase nada. É mesmo irritante!
Surpresa, surpresa, foi o facto de constatar que Viena, ao contrário de Praga, tem vida à noite! E de certa forma, bem semelhante à realidade portuguesa. Muitos bares, música ao vivo ali e acolá.. já dá outra cor à noite! Neste ponto Viena venceu claramente Praga.

14 julho 2009

Praga_Viena – Dia 5 (II)

Chegado a Viena debaixo de chuva intensa, apanhei uma molha do catano, pois a estação final era no meio da rua! Depois foi apanhar o Metro, onde como tinham dito o Martins e a Íris, lá estava a grandiosa linha U2!! Existem 6 linhas (u1, u2.. u6). Eheh.
A Pensão/Hotel tinha à primeira vista umas certas semelhanças com a mítica Pensão Paulista eheh… mas com os mínimos de conforto garantidos, embora abaixo do nível do Hotel Florence.. já não falo no facto de não haver nenhuma Petra.. na realidade, muito muito longe disso..
O mesmo se aplica ao geral. Checas vs Austríacas, não há comparação possível.. É um choque! Passei de uma considerável percentagem de 40% em Praga para 3 a 4% aqui em Viena.
Para finalizar, de referir que, ao contrário de Praga, a noite já parece muito mais apelativa.. para o bom e para o mau, pois aqui até há casa de apostas desportivas! E como estava a dar um jogo da Espanha depois do jantar, lá dei um salto e quase paguei a janta, pois ganhei 5euros!
Ah, notou-se claramente uma diferença de preços entre Viena e Praga.. Praga, mesmo nas zonas mais turísticas é mais barata.

The “rest of the point”.. LOL

13 julho 2009

Rui Costa…A minha primeira desilusão!

Este Senhor desde sempre foi um Exemplo a seguir! Dentro e fora das 4 linhas, Rui Costa foi sempre uma referência! Quando estive fora, contaram-me que ele, a propósito dos incidentes no jogo Sporting-Benfica (em que uma claque entra no Campo a atirar pedras e mais pedras), disse que a culpa era do Sporting que não tinha tratado da Segurança, em vez de criticar a atitude daqueles animais!!
Foi a primeira vez que o Grande Rui me desiludiu!

12 julho 2009

Vista sobre Viena..

Praga_Viena – Dia 5 (I)

Tempo de deixar Praga para trás. A chuva continuava a cair; era portanto boa altura para partir. Contudo, ainda tive tempo para receber uma pequena surpresa..
Nos 250metros que tive que percorrer do hotel à Estação de autocarros, onde iria partir para Viena, tempo para o puxador da mala se partir ao km 0,1 e para 1 parafuso cair da mala ao km 0,2. Parece-me que esta é mesmo a última viagem do meu “Malão” lol!
Viagem de 5h muito porreira, percorrida quase sempre sem chuva, em que deu para ver a paisagem verde envolvente, 2 filmes e conhecer um casal, o Ivo e a Maria, irmãos brasileiros do Rio de Janeiro. Já estava com saudades de ouvir falar português. Vinham de Paris, Liege e Praga e, após Viena, ainda iriam dar uma passada a Veneza e a Lisboa. Sim senhor, há quem se trate muito bem. Seja como for, qd for ao Rio, já tenho casa :)
Ivo empregou um adjectivo relativamente a Praga que considero muito feliz: CHOCANTE! Esta palavra diz tudo! Depois do “MÁGICA” de Mr.Lacoste, Praga não fica sem classificação!

09 julho 2009

Praga: Praça da Cidade Velha

Praga_Viena – Dia 4 (II)

No final da tarde, tempo ainda para dar um abraço e bj aos telespectadores da TVM num qualquer café e despedir-me de Praga diurna na Praça Venceslau já com um certo rasgo de nostalgia.. Não encontrei as polícias e foi pena, pois desta vez ía preparado para fazer entrevista :( Tenho contudo a foto de uma Cop Dream Team.. (post de dia 5).
À noite seguia-se a despedia da Maravilhosa Praça da Cidade Velha, onde me faltavam as fotos nocturnas.. E neste emblemático local seria uma grande pena! Valeu! Oh, se valeu!
De referir ainda um ponto negativo a apontar à minha pessoa; com estes 4 dias em Praga, não fiz o menor esforço para soltar um Dobry Vecer (boa noite), Dekuji Vám (obrigado), Prosim (por favor), etc, etc.. Refugiei-me no inglês e pronto. Neste preciso momento sinto vergonha de mim mesmo! Ok, já passou. :)

07 julho 2009

Praga: Notícia em 1.ª Mão!!!

Praga_Viena – Dia 4 (I)

Ainda chovia quando acordei; portanto mais uns minutos de cama com futebol na rival desta Tv, a Eurosport. Que sorte ter conseguido 3 dias sem chuva, pois caso contrário, seria bem diferente.
A chuva não parava, mas tal facto não me iria derrubar! Mochila às costas e lá vou eu. Primeiro, o autocarro 175 e a sua rota, que continuavam a ser um mistério para mim no “roteiro dos acasos”. Depois, rumei à Praça Miru, descoberta por acaso no referido roteiro no dia de ontem.
Estava com o Parque Petrin em falta, mas a sua dimensão e a chuva que estava sempre presente fizeram com que essa ideia ficasse cada vez mais longe de se concretizar. Ainda tomei o eléctrico para Petrin, mas o Parque ainda estava longe. Um pouco frustrado, lá apanhei mais 2 ou 3 eléctricos e contemplei umas paisagens já vistas, como as ilhas no rio Moldava, a Ponte Carlos entre elas.
Episódio engraçado o facto de, numa das paragens, uma miúda de +-12 anos ter-se levantado, saiu pela porta e deitou um papel no lixo, voltando a entrar logo de seguida. Neste ponto, uma certa diferença em relação ao que estou habituado a ver por estas bandas.

06 julho 2009

Expressão muito feliz!

Hoje na rádio: “..a Paixão não é mais do que algo que incendeia o Amor!!”. Expressão muito feliz!!

05 julho 2009

Vista sobre Praga..

Uma grande surpresa em Praga..

Praga_Viena – Dia 3

Ao acordar logo pelas 7h, só havia uma coisa a fazer.. lançar-me à estrada! Mas antes, havia que tratar do transporte para Viena no dia 5 (4.ªf). Como havia uma estação de autocarros do outro lado da estrada do hotel, já agora.. e voilá, havia para Viena. Por 18/19eur estava já tudo tratado.
Manhã passada no Bairro Judeu de Praga e com nova passada pela ponte Carlos, desta vez para filmar. Estava tudo mais calmo, pois as tradicionais barraquinhas ainda estavam a ser montadas. Era muito cedo e ainda deu para apanhar frio. No regresso, apanhei um eléctrico ao acaso e não é que o dito cujo ía para o Castelo. Não tencionava voltar, mas já que ali estava tirei as fotos que não consegui no dia anterior.
Na descida, uma breve visita ao Senado Checo que tinha deixado passar no dia 2. A meio da tarde foi altura de ir às zonas não turísticas.. para tal, venham esses autocarros ao acaso.
Confirmou-se a tese de Mr.Lacoste, que disse que eu tinha marcado 1 dia a mais em Praga. De facto, 3 dias bastavam.
No início de uma longa noite, lá apareceu a chuva que apenas viria a parar às 11h da manhã do dia seguinte.

02 julho 2009

Praga_Viena – Dia 2 (II)

Que tarde! Mais umas boas dezenas de kms em cima!! Sim, nada de exagero. Eheh. Fiquei com as pernas tão doridas que deu para esquecer as dores de costas que me acompanham desde o voo de Lisboa.
Finalmente consegui chegar à Praça da Cidade Velha!! É de ficar.. Iauch! Que local!! Parecia estar na Floresta Encantada! Depois de tudo o que já vi, horas depois do Castelo com toda a sua fenomenal cidade no horizonte, arrisco-me a dizer… Praga é a cidade mais Linda que já conheci!!
Há reportagem no local; contudo, sem o nível a que o nosso especialista Martins já nos habituou.
Por entre ruas e cantos, lá fui eu até (agora sim) à Ponte Carlos; ponte com uma torre em cada margem e onde estão dispostos mais de 30 santos ao longo dela. Uma medida de 1683 com vista a levar o povo à missa. Entre os santos, está lá também St.António.
Lugar emblemático, logo cheio de pessoas! Como já esperava, uma vez que tinha carregado por momentos a bateria ao almoço, lá tinha ficado novamente sem ela após o 1.º terço da ponte. Mas como quero lá voltar de manhã, not a problem!
Depois da ponte, para acabar a noite, mais kms, kms, kms…

01 julho 2009

Praga_Viena – Dia 2 (I)

Rumo ao imponente Castelo de Praga, pensei que fosse mais um castelo, mas.. nada disso! A actual residência do Presidente da República Checa é realmente Majestosa e algo diferente da pedra a que estamos habituados. Uma grandeza combinada com torres muito trabalhadas e traços de ouro aqui e acolá.
Quando estava na onda de fotos fantásticas em série, eis um erro de amador de quem tem uma câmera nova.. a bateria foi-se!! Apeteceu gritar!!! RAIOSS!!! Mas como um repórter que se preze, tem sempre um plano B, venha daí os 1,3megapixels do telemóvel! :)

Oh inveja..

Depois de ter visto umas fotos e alguns vídeos do 1.º concerto dos U2 em Barcelona, desculpem, mas este sentimento feio, a inveja, apoderou-se de mim e não quer largar-me.. Shame on me!!